Buscar
  • Artur Tonetto

APENAS VOLTE.

Você começa algo, se empolga, faz contas, se planeja e organiza sua rotina. Descobre que realmente gosta daquilo que começou a fazer. Se identificou, se encontrou naquilo. Segue firme, durante dias, semanas, meses e até mesmo anos. Aos poucos vai entendendo que aquela empolgação do começo, já não é mais a mesma. E tudo bem! Isso é esperado. Faz parte do processo, por que é nesse espaço entre a motivação e o desânimo que a disciplina se aloja e que você começa de fato a exercitá-la.



Tudo continua caminhando conforme o esperado, até que outras dificuldades começam a surgir. Dificuldades que são também naturais do processo: Dores, cansaço, rotina, problemas em casa, no trabalho entre outras inúmeras questões pessoais. Mas agora já não está tudo tão bem, e apesar de saber que isso também faz parte do processo, essas coisas da vida, aquela disciplina começa a ser abalada por alguns pensamentos negativos que aos poucos vão ruindo todo o trabalho já realizado, todo esforço e suor e todo o progresso alcançado.


Até que esses pensamentos passam a se tornar certezas para você, e quando menos se espera, desculpas começam a surgir e aquilo que antes te fazia bem e que era prioridade em sua vida agora perde o espaço conquistado e deixa de ser importante.


Você se identificou?


Não existe uma fórmula e nem uma dica motivacional aqui. Cada situação tem a sua particularidade e está inserida em um contexto singular. Mas o que vale dizer é que o ser humano tende a cair nessa situação, ou seja, não é uma novidade se sentir assim e não há mal nenhum se sentir assim, mas quando isso se torna um ciclo, repetindo-se várias vezes em diversas áreas de nossas vidas, aí sim pode ser prejudicial.


Você se identificou com tudo isso em relação a seus treinos?


Está difícil voltar por inúmeros fatores, entre eles a falta de ritmo, comparação com os colegas de treino que já estão mais graduados que você, por que se machucou e agora tem medo de se machucar novamente, ou acha que não é capaz de fazer por que é difícil demais e se cobra muito?


O que podemos dizer é: Não complique. Não pense muito nos "Se". Retome os treinos e verá que maior passo já terá sido dado. Retome a frequência aos poucos, e verá que o ritmo também irá se recuperar gradualmente. E quando notar, estará vivenciando novamente aquilo que te fazia tão bem. Não espere o momento ideal para voltar. Esse momento dificilmente existe.


Se isso fizer sentido para você: Apenas volte.


#hapkido #hankumdo #hapkidobumoosool #hankumdobumoosool #dojangmooca #artesmarciais #espada #artedaespada #defesapessoal #selfdefense #martialarts #mooca #ruadamooca


14 visualizações

Dojang Mooca - Escola de artes marciais e defesa pessoal | Rua da Mooca 4517 - Mooca - São Paulo

  • noun_whatsapp_2584262_edited_edited
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon