Buscar
  • Artur Tonetto

A espada e seu simbolismo

Atualizado: 2 de Set de 2019

Quando pensamos em artes marciais e a tudo que se conecta de certa forma a esse tema, temos alguns símbolos que logo vem em nossas mentes. Mas certamente um deles pode ser considerado o mais significativo: a espada.

A espada e seu simbolismo

A espada sem dúvida alguma é uma das armas mais significativas no universo das artes marciais e um símbolo presente em nossa sociedade de alguma forma, desde filmes a objetos de decoração, passando por adornos e até mesmo em brinquedos e jogos. Mas existe um motivo muito forte para este elemento ter se tornado um símbolo tão forte em nosso mundo.


Pode-se dizer que a história da espada caminhou junto com a história das civilizações, que se deu, além de tudo, através de conquistas territoriais e da influência, imposição e intercâmbio culturais entre os povos, onde as guerras e invasões eram constantes meios para alcançar tais fins. Diante disso atacar e defender para esses povos era algo essencial não apenas para alcançar tais objetivos, mas principalmente para sobrevivência, então entende-se que, assim como toda a arma, a espada nasceu para cumprir uma função primordial: seu uso na defesa.


Outro fator importante que deve ser citado como impulsionador no desenvolvimento da humanidade, e como consequência das civilizações, é a metalurgia, ou seja, a extração, conformação e tratamento dos metais e suas ligas. Logo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da espada acompanhou esse conhecimento tecnológico produtivo possibilitando criação de lâminas mais leves e resistentes que trariam maior eficiência em combates.


Até o advento da arma de fogo, tanto no oriente, quanto no ocidente, a espada foi protagonista nos campos de batalha ao lado, claro, de outras armas, mas ainda assim, de longe, era a mais feroz e imponente armas entre os combatentes. Sem contar que para muitas culturas portar uma espada denotava um posicionamento social de nobreza, o que significava que apenas os nobres guerreiros poderiam portar e fazer uso dessa arma.

Todo o universo mágico e imaginário das lendas que são passadas até hoje para as gerações, carregam figuras de cavaleiros e guerreiros portando sempre uma espada com poderes inimagináveis e reforçam ainda mais como a espada carrega um simbolismo que vive até hoje.


A força desse símbolo é tão significativa que atualmente, nas artes marciais orientais, a espada reflete não apenas a tradição desses povos mas também resgata de certa forma valores éticos e morais assim como a mentalidade dos grandes guerreiros desses tempos.


O que nos leva a crer que ao praticar uma arte de espada não está se treinando apenas um conjunto de técnicas de ataque e defesa, mas mantendo vivo um conhecimento milenar que te leva a uma compreensão maior de si mesmo e do universo a sua volta.

Na Associação Bumoosool pratica-se o Hankumdo, arte originada na Coréia, cujo objetivo é trazer essa compreensão ao praticante através de um sistema de aprendizado único por meio do Hangul, o alfabeto coreano.


Quer conhecer o Hankumdo? Venha nos visitar e vivenciar a experiência da arte marcial em sua vida.


Click aqui e faça seu cadastro, e garanta 15%OFF na sua primeira mensalidade!


Kyosanim Artur Tonetto


#hapkido #hankumdo #artedaespada #espada #artesmarciais #martialarts #defesapessoal #bumoosool #vemprodojang

26 visualizações

Dojang Mooca - Escola de artes marciais e defesa pessoal | Rua da Mooca 4517 - Mooca - São Paulo

  • noun_whatsapp_2584262_edited_edited
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon